a-satisfação-do-ego

A Satisfação do Ego

A Necessidade Constante de Satisfazer o Ego

O homem cresce sonhando em se tornar uma pessoa INDEPENDENTE, ter um trabalho reconhecido, ocupar uma posição (status) na sociedade, constituir família, conquistar um relacionamento perfeito. As pessoas desejam seguir liderando sua vida sem dar muitas satisfações a terceiros, porém, nem sempre as coisas funcionam como desejamos e nessas horas surgem os conflitos.

Os primeiros conflitos

curso-de-cuidador-de-idosos

O Curso Cuidador de Idosos é útil tanto para quem tem interesse em atuar profissionalmente como Cuidador de Idosos, como para amigos e familiares, que gostariam de auxiliar e dar o suporte necessário para idosos na família.

Na busca pela independência, o homem acaba descobrindo novos caminhos e  novas situações acompanhadas por conflitos que o remetem a alguns questionamentos, tais como: Quem sou eu? Qual o significado da minha existência? Sou amado? Sou útil? Já amei de verdade? Esses questionamentos são comuns para que o homem possa experimentar uma nova vida que não seja aquela que lhe foi atribuída pelos seus pais e pelo seu convívio social, permitindo que ele possa enxergar a sua verdadeira natureza.

De quem é a culpa?

Ao se deparar com sua verdadeira natureza o homem se sente perdido, encarando a vida de uma forma trágica, pois algo novo que ele não domina está acontecendo. É comum nessa situação culpar uma determinada pessoa ou a sociedade pelo seu problema. Dentro dele existe uma situação contraditória, como se houvessem duas pessoas brigando, uma querendo permanecer naquela vida e outra querendo desesperadamente sair daquele sufoco. Começa então uma verdadeira guerra interior que os Psicólogos chamam de descompensação.

curso-de-pedagogia-empresarial

Curso de Pedagogia Empresarial Nos últimos anos, os Pedagogos Empresariais têm sido cada vez mais requisitados, tanto prestando consultoria a empresas, quanto atuando dentro de departamentos diversos, como no RH, por exemplo.

No período de guerra interna, o homem não consegue descobrir o propósito da vida, mas consegue identificar a razão desse conflito e passa a perceber que a vida não se resume apenas numa sucessão de anos e que os sonhos da infância e da adolescência não coincidem com a vida que ele está levando. É muito difícil admitir a perda de controle, tanta energia investida em sonhos que agora parecem não ter muito sentido,  perdemos amigos, familiares, posição social e o Ego vai abrindo espaço e deixando entrar o eu verdadeiro, aquele que estava sufocado dentro de cada um e não há ninguém lá fora para nos salvar, tomar conta de nós e curar nossas feridas.

Não importa quando e nem como isso irá acontecer, independe da classe social, o fato é que quando se deparar com essa situação , o homem será responsável por ele mesmo, seguirá seu próprio caminho, buscará as respostas dentro de si, muitos não compreenderão a mudança e irão se afastar, mas o mais importante é que o homem irá trilhar seu próprio caminho, tornando-se menos dependente e exigindo menos dos outros.