Dicas para Sair da Zona de Conforto

As pessoas estão ansiosas para melhorar suas vidas e as circunstâncias em que se encontram, mas não estão dispostas a melhorar a si mesmas. Permanecem na mesma situação porque melhorar a si mesmo é muito difícil, requer sacrifícios e você precisa se libertar do passado para sair de sua zona de conforto. Isso é muito mais do que apenas trabalhar duro, todos os dias vemos pessoas trabalhando duro para sustentar suas famílias ou seu status. Todos querem mudar e muitos iniciam  esse processo, mas a medida que surgem obstáculos desistem e voltam para os velhos hábitos, a sua zona de conforto.

Sempre ouvimos pessoas culpando a economia do país, o tempo, a falta de dinheiro, os juros, os políticos, ou outra pessoa para justificar o seu fracasso. Afinal, é mais fácil culpar o outro do que assumir o genuíno motivo de não estarmos fazendo progresso. O pior é que todos têm consciência disso, mas não aceitam, mascaram a realidade. Se você quer realmente mudar tem que se comprometer com o novo, com o seu sonho, a sua missão. Não pode haver desculpas, ou você quer fazer ou não quer. Não se trata de resultados, esses serão obtidos de acordo com o esforço e dedicação despendidos na busca de sua missão. Se o resultado for precário não é culpa de ninguém, sempre haverá problemas no meio do caminho. 

As pessoas têm tanto medo de falhar que não se arriscam. E se falhar, qual é o problema? Basta tentar novamente e quantas vezes forem necessárias que em determinado momento o sucesso é inevitável. 

Qual o momento certo para empreender?

Todos temos habilidades que foram desenvolvidas no decorrer de nossas vidas, talvez você não tenha se dado o trabalho de perceber que suas habilidades podem fazer a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas. Não subestime a sua capacidade de ir além, de conquistar o que lhe é devido, de entrar em campo e mostrar do que é capaz.  O que ocorre é que as pessoas se arriscam até um determinado ponto e diante de uma dificuldade maior acabam desistindo quando justamente deveriam se atirar. Agindo assim perdem a oportunidade de saber o que realmente poderia ter acontecido, porque não estavam dispostos a colocar tudo na linha de combate. É um ciclo louco. A persistência é a chave do sucesso, é preciso sacrifício, dedicação, um desejo ardente, uma vontade de aprender e de seguir adiante, é preciso assumir  riscos.

Não existe hora certa para sair da zona de conforto, realizar mudanças e empreender. Uma história que retrata bem esse feito é a de Harland Sanders. Ele nasceu em 1890 em Henryville, Indiana, EUA.  e era o filho mais velho de três irmãos. Seu pai morreu quando ele tinha 6 anos e aos 7 cuidava de seus irmãos enquanto sua mãe ia trabalhar. Nessa ocasião sua mãe lhe ensinou a cozinhar e rapidamente ele dominou muitos pratos. Aos 40 anos preparava comida para pessoas num posto de gasolina.

Após muitas pesquisas ele descobriu uma receita de frango frito com 11 ervas e especiarias que lhe rendeu muitas medalhas no ramo da culinária. Conseguiu abrir seu próprio restaurante, mas nem tudo seriam flores. Já com 60 anos teve que fechar seu restaurante porque iam construir uma autoestrada naquele local. Ele se aposentou e recebeu seu primeiro cheque de cento e cinco dólares.

A Virada

Aos 65 anos o Sr. Sanders não queria ficar sentado esperando a vida passar e resolveu ir a luta novamente. Começou a viajar de carro oferecendo seu frango frito para vários proprietários de restaurantes, após ouvir muitos “não”, um dia, finalmente, alguém acreditou no seu trabalho e resolveu dizer-lhe um “sim”. Era só isso que ele precisava para inaugurar a KFC – Kentucky Fried Chicken que conta com mais de 600 franquias de frango frito. O Sr. Harland Sanders viajava 250 mil milhas por ano visitando suas lojas e morreu em 1980 aos 90 anos de idade.

A história do Sr. Sanders é um exemplo de empreendedorismo, de alguém que não se conteve com as migalhas do governo e foi buscar o sucesso. Mesmo diante de tantos “nãos” ele não desisitiu porque acreditava na sua capacidade, porque se esforçou para criar um produto de qualidade e principalmente porque acreditou em si próprio. 

Abaixo irei relatar alguns fatos que acontecem quando alguém decide sair da zona de conforto e empreender:

– você ouvirá muitos “não”;

– poucos acreditarão em você;

– nem sempre tudo vai dar certo;

– algumas vezes você até irá pensar em desistir.

Se você for persistente e acreditar nos seus sonhos, conseguirá ultrapassar cada obstáculo e chegar ao topo. decida sair da zona de conforto.